Reduza agora os custos
com a iluminação da sua cidade!
A falta de qualidade na iluminação pública impacta a sua segurança e gera altos custos para o orçamento dos municípios. Descubra como as prefeituras das grandes cidades estão conseguindo melhorar a qualidade de vida da população sem qualquer investimento.
Segundo estudos da polícia metropolitana de Nova York, a escuridão favorece o fator surpresa da ação criminosa e dificulta a identificação de sua autoria. Com o aumento da visibilidade através de melhorias na iluminação pública é possível reduzir entre 36% até 60% dos crimes noturnos cometidos.
Iluminação como Qualidade de Vida
Estudos realizados pela escola de economia da FGV indicam que a expansão da iluminação reduz as taxas de homicídio nas vias ou ruas públicas, tendo um maior impacto para as cidades das regiões Norte e Nordeste (com maiores taxas de criminalidade).
Além da segurança, sistemas de iluminação modernos são capazes de gerar eficiência de 45%* no orçamento municipal, além de outros benefícios relacionados aos impactos ambientais e bem-estar social.
(assista o vídeo para saber como Belo Horizonte vem mudando esta realidade )
O Impacto das novas tecnologias
(veja como Belo Horizonte vem mudando esta realidade)
Além da economia promovida pela eficiência das lâmpadas LED, elas também possibilitam a transmissão de informações de segurança pública, controle de tráfego e monitoramento ambiental através do seu sistema de monitoramento e otimização.
Outro benefício para o bem-estar social é a viabilização de um sistema de monitoramento da limpeza pública e da qualidade do ar, para um melhor controle ambiental da cidade.
Um novo modelo de gestão
A iluminação pública passa por uma
transformação significativa em seu modelo de gestão com a mudança do gerenciamento das distribuídoras de energia para as prefeituras.
Para proporcionar todos estes benefícios as Parcerias Público Privadas (PPPs) são o modelo de negócio mais utilizado pelos municípios que já realizaram está mudança.
(veja na prática o exemplo da cidade de Hortolândia)
A Solução
As PPPs são o meio mais utilizado pelo governo federal para possibilitar investimentos em infraestrutura nos últimos anos. Somente entre agosto e setembro de 2019, nove contratos foram leiloados exclusivamente para projetos de iluminação pública.
Para a realização destas parcerias é necessário conhecimento técnico e experiência no desenvolvimento do processo licitatório. No entanto, esta é uma realidade distante para a grande maioria dos pequenos municípios brasileiros, que além disso se encontram com seus orçamentos completamente comprometidos.
Apesar destas PPPs proporcionarem reduções significativas nas despesas operacionais desde o primeiro ano, a falta de conhecimento do processo de contratação pode trazer riscos às prefeituras que falharem nas etapas de licitação, podendo ter seus projetos abandonados inclusive devidos a fornecedores descomprometidos.
Nós da Prima somos especializados em soluções para o setor, acompanhando as administrações públicas no desenvolvimento, contratação e manutenção de projetos de iluminação inteligentes conforme as regulamentações do setor e garantindo resultados concretos a população.
Somos especializados em transformar projetos em realidades
-
Análise prévia da demanda atual do Município
- Definição do instrumento de contratação a ser utilizado:
-
Parcerias Público Privadas (PPPs)
-
Financiamento direto de projetos
-
-
Modelagem de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
-
Atração de investidores do setor privado
-
Acompanhamento das etapas licitatorias:
-
Chamada pública
-
PMI
-
Certame
-
Homologação
-
-
Acompanhamento da gestão do operador privado