Image by Jorge Gardner

Reduza agora os custos
com a iluminação da sua cidade!

A falta de qualidade na iluminação pública impacta a sua segurança e gera altos custos para o orçamento dos municípios. Descubra como as prefeituras das grandes cidades estão conseguindo melhorar a qualidade de vida da população sem qualquer investimento.

Segundo estudos da polícia metropolitana de Nova York, a escuridão favorece o fator surpresa da ação criminosa e dificulta a identificação de sua autoria. Com o aumento da visibilidade através de melhorias na iluminação pública é possível reduzir entre 36% até 60% dos crimes noturnos cometidos.

Iluminação como Qualidade de Vida

Estudos realizados pela escola de economia da FGV indicam que a expansão da iluminação reduz as taxas de homicídio nas vias ou ruas públicas, tendo um maior impacto para as cidades das regiões Norte e Nordeste (com maiores taxas de criminalidade).

Além da segurança, sistemas de iluminação modernos são capazes de gerar eficiência de 45%* no orçamento municipal, além de outros benefícios relacionados aos impactos ambientais e bem-estar social.

(assista o vídeo para saber como Belo Horizonte vem mudando esta realidade )

quantum-energia-ilumicacaopublica2.jpg

O Impacto das novas tecnologias

(veja como Belo Horizonte vem mudando esta realidade)

Além da economia promovida pela eficiência das lâmpadas LED, elas também possibilitam a transmissão de informações de segurança pública, controle de tráfego e monitoramento ambiental através do seu sistema de monitoramento e otimização.

Outro benefício para o bem-estar social é a viabilização de um sistema de monitoramento da limpeza pública e da qualidade do ar, para um melhor controle ambiental da cidade.

Um novo modelo de gestão

A iluminação pública passa por uma
transformação significativa em seu modelo de gestão com a mudança
 do gerenciamento das distribuídoras de energia para as prefeituras.

Para proporcionar todos estes benefícios as Parcerias Público Privadas (PPPs) são o modelo de negócio mais utilizado pelos municípios que já realizaram está mudança.

(veja na prática o exemplo da cidade de Hortolândia)

A Solução

As PPPs são o meio mais utilizado pelo governo federal para possibilitar investimentos em infraestrutura nos últimos anos. Somente entre agosto e setembro de 2019, nove contratos foram leiloados exclusivamente para projetos de iluminação pública.

Para a realização destas parcerias é necessário conhecimento técnico e experiência no desenvolvimento do processo licitatório. No entanto, esta é uma realidade distante para a grande maioria dos pequenos municípios brasileiros, que além disso se encontram com seus orçamentos completamente comprometidos.

Apesar destas PPPs proporcionarem reduções significativas nas despesas operacionais desde o primeiro ano, a falta de conhecimento do processo de contratação pode trazer riscos às prefeituras que falharem nas etapas de licitação, podendo ter seus projetos abandonados inclusive devidos a fornecedores descomprometidos.

Nós da Prima somos especializados em soluções para o setor, acompanhando as administrações públicas no desenvolvimento, contratação e manutenção de projetos de iluminação inteligentes conforme as regulamentações do setor e garantindo resultados concretos a população.

Super-Led-Taxa-de-Iluminação-Pública1

Somos especializados em transformar projetos em realidades

Iniciada-modernização-da-iluminação-
  •  Análise prévia da demanda atual do Município

  • Definição do instrumento de contratação a ser utilizado:
    • Parcerias Público Privadas (PPPs)

    • Financiamento direto de projetos

  • Modelagem de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)

  • Atração de investidores do setor privado

  • Acompanhamento das etapas licitatorias:

    • Chamada pública​

    • PMI

    • Certame

    • Homologação

  • Acompanhamento da gestão do operador privado

Entre em contato e fale diretamente com um de nossos consultores

Ou mande um e-mail para:
contato@primaconsultoria.com.br